A reescrita no contratempo: tempo de reconhecer a instrução, tempo de compreender a ação, tempo de apropriar-se da interlocução

Silvana Silva, Valdir Flores

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão sobre a instrução em ambiente técnico e educacional. Em nossa breve revisão teórica, observamos que instrução tem definições diferentes para os Estudos Cognitivos, para a Linguística do Texto e para Projetos de Escrita Criativa. O principal objetivo é problematizar a noção de instrução em uma situação de escrita autoral. Para tal objetivo, apresentamos a fundamentação teórica da Linguística da Enunciação (BENVENISTE, 1988, 1989), em especial as noções de sujeito e correlatas, tempo e processo de enunciação. Analisamos algumas instruções em uma situação de orientação de artigo de conclusão de curso de Especialização em Linguagem e concluímos que a instrução bem sucedida é aquela que permite ao aluno novas interlocuções.

Palavras-chave


Instrução; reescrita; enunciação; tempo

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v15i2.15428

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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