Formação de professores: leitura e construção de identidade

Nilsa Brito Ribeiro

Resumo


O trabalho tem como objetivo analisar processos identitários de professores do campo em formação. Interessa-nos analisar nos discursos desses professores, sentidos vinculados aos saberes da formação universitária, no que se refere a objetos teórico-práticos pertinentes ao trabalho com a linguagem na escola. Relatos de estágio produzidos por esses professores, durante a formação inicial, constituem o material de análise. Na leitura dos dados, os processos identitários são flagrados nos discursos dos educadores como múltiplas representações, tais como negações do outro, motivadas pela recusa a certas práticas educativas nas escolas do campo identificadas como indesejáveis; identificamos também procedimentos discursivos que produzem efeito de alinhamento a uma identidade projetada a partir de traços referidos como o que supostamente se esperaria de um dos demais professores que atuam no campo.

Palavras-chave


Formação. Leitura. Ensino. Identidade. Campo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15413

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons