Os primeiros anos de uma professora de inglês na escola pública: tarefa nada fácil

Ana Antônia de Assis-Peterson, Eladyr Maria Norberto da Silva

Resumo


Este artigo apresenta a história de uma professora de inglês em seus primeiros anos de atuação profissional na escola pública. Primeiramente, os problemas e desafios enfrentados por ela são desvelados com o propósito de relacionar seu saber vivencial com o entendimento de pesquisadores que investigam a indução e socialização de professores iniciantes no local de trabalho. Ademais, alguns aportes teóricos contemporâneos já utilizados na área da Linguística Aplicada são retomados para explicar as frustrações da professora em relação à não participação dos alunos e ao convívio insatisfatório com os colegas de trabalho. Em seguida, discute-se a queixa da professora em relação ao curso de Letras, que, a seu ver, não lhe ofereceu ferramentas para lidar com o relacionamento tensional com seus alunos. Ao final, perspectivas teóricas de base sociocultural são relembradas, como orientações para auxiliar formadores nos cursos de formação inicial a preparar seus alunos para os primeiros anos de ensino.

Palavras-chave


Formação inicial; professores de inglês iniciantes; socialização profissional na escola pública

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15398

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons