Por uma abordagem complexa de ensino de línguas
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de abordagem complexa de ensino de línguas estrangeiras, tendo como ponto de partida os estudos de Larsen-Freeman (1997), Larsen-Freeman e Cameron (2008), Paiva (2005, 2009) e Borges (2009). O texto se inicia com uma revisão histórica sobre as abordagens, seguida de uma discussão substanciada em reflexões sobre linguagem e aquisição de segunda língua como sistemas adaptativos complexos, bem como sobre a natureza do ensino/aprendizagem sob a perspectiva da complexidade. Ao final, a proposta é apresentada, expandindo componentes previstos por Larsen-Freeman e Cameron (2008) de forma a contemplar uma variedade de elementos essenciais em uma visão complexa de abordagem de ensino de línguas estrangeiras.
Palavras-chave
Complexidade; sistema adaptativo complexo; abordagem complexa de ensino de língua(s)
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15396
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.