Livros didáticos e ensino de línguas estrangeiras: a produção escrita no PNLD-2011/LEM
Resumo
Este estudo é o relato de uma análise de coleções didáticas de inglês que concorreram no processo de seleção de obras de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) no Programa Nacional do Livro Didático 2011 (PNLD). A análise teve por objetivo observar a medida em que as obras em destaque atenderam aos critérios específicos para a habilidade de produção escrita que se encontram no Edital do PNLD-2011/LEM. Como referencial teórico, foram utilizados os princípios da teoria dos gêneros textuais, bem como a teoria dos Novos Letramentos para o ensino de Línguas Estrangeiras. A metodologia de análise seguiu os critérios constantes do Edital e teve como base o tipo de instrução apresentada pelos livros didáticos ao aluno nas atividades de produção escrita. Os resultados apontam para um caminho a ser percorrido até que os livros didáticos de inglês produzidos para o ensino fundamental da escola pública brasileira reflitam efetivamente a compreensão da produção escrita como processo socialmente situado.
Palavras-chave
Livro didático; ensino de escrita; ensino de inglês
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15395
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.