O português não-padrão em livros didáticos: posições discursivas

Maria Inês Pagliarini Cox, Sonia Renata Rodrigues

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de arquivo que teve por objetivo investigar os gestos de interpretação de dois livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Médio no que concerne a usos linguísticos outros que não os da norma-padrão. Os dados foram coletados através de recortes de enunciados presentes nessas obras. O estudo teve como base teórica a Análise de Discurso francesa, sob a perspectiva de Dominique Maingueneau. Numa das obras, o Mesmo é o discurso gramatical que mantém uma espécie de namoro infiel com o Outro, o discurso linguístico. Na outra, o Mesmo é o discurso linguístico, enredado numa espécie de separação litigiosa do Outro, o discurso gramatical.

Palavras-chave


Heterogeneidade linguística; livro didático; ensino de língua portuguesa; interdiscurso; polêmica

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15386

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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