O papel da estimulação precoce e da escolarização na constituição do sujeito-leitor cego: um estudo de caso

Ludmilla Lima Vilas Boas, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

Resumo


Objetivou-se nesse estudo averiguar as mediações entre um aluno cego e as práticas de leitura favorecidas pela família e pela escola/professor(a); verificar a influência de uma estimulação precoce adequada, favorecida pela família para o processo de aprendizagem da leitura em Braille; e averiguar o papel da escola/professor na constituição do sujeito-leitor cego. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais com um aluno cego, do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola regular do Recife; como também, com sua mãe e suas professoras. Analiticamente, utilizou-se a proposta de núcleos de significação, cujo processo de apreensão de sentidos e significados ocorreu por meio da sistematização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Assim, foi possível verificar como a falta de uma estimulação tátil no âmbito familiar exerce influência negativa nos hábitos de leitura do participante, ao mesmo tempo em que destacou-se o importante papel da escola para promover a aprendizagem do Braille.

Palavras-chave


Estimulação precoce; escolarização; sujeito-leitor cego

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15371

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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