Atividade profissional, incentivo da escola fundamental e grau de instrução da mãe: peças na formação do leitor universitário
Resumo
A formação do leitor é um processo de natureza sociocognitiva e cultural, envolvendo a interação de inúmeros fatores. Uma análise da relação entre fatores socioculturais e desempenho em leitura de alunos universitários primeiranistas foi realizada a partir de dados de pesquisa. Os dados foram colhidos por meio de questionário socioeconômico e cultural e de testes de leitura. Tomando por base pressupostos sociolinguísticos e socioantropológicos, o estudo procurou verificar que relações de interdependência se estabelecem entre fatores socioculturais e o desempenho desses leitores. O desempenho precário em leitura apresentou um grau elevado de associação com a variável exercer uma atividade profissional, numa amostra com 75% de alunos que trabalham. Por outro lado, o desempenho razoável em leitura apresentou um grau elevado de associação com o incentivo para ler, na escola fundamental, e com o grau de instrução materno em nível de pós-graduação.
Palavras-chave
leitura; cultura; fatores socioeconômicos; formação do leitor
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15356
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.