Modelos Conexionistas e o Debate Nativista
Resumo
Há mais de 50 anos, Noam Chomsky propôs que a aquisição da linguagem fosse um domínio específico e dependente de conhecimento inato. Esse artigo apresenta modelos computacionais de aquisição de linguagem que desafiam essa proposta. Modelos iniciais (e.g.Elman, 1991) mostraram que mecanismos não específicos à linguagem são capazes de simular aspectos da aquisição de linguagem. Modelos mais recentes, utilizando como input amostras de fala dirigida a crianças, têm tido sucesso em simular a performance de crianças em processo de aprendizagem da linguagem no que diz respeito tanto aos êxitos quanto às limitações delas (e.g., processamento de recursões de níveis mais altos). Além disso, muitos modelos computacionais atuais incorporam diretamente insights de modelos anteriores e de experiências realizadas com crianças. O trabalho com computadores tem apresentado o potencial de fornecer um modelo de aprendizagem de linguagem que não depende de mecanismos de domínio específico e sugere que a máxima chomskyana tenha de ser reavaliada.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v17i1.15340
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Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
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