Por um enfoque pós-social fundamentado na Teoria Ator-Rede para os novos letramentos e para a inclusão digital

Marcelo El Khouri Buzato

Resumo


O estudo discute as relações entre sujeito, linguagem, tecnologia e participação social com base em resultados de um projeto de pesquisa, concluído recentemente, em que foram investigados os letramentos digitais e não digitais de jovens universitários, de classe, gênero e etnicidade distintas.  A partir da fundamentaçãoteórica fornecida pela Teoria Ator-Rede, cada um dos sujeitos estudados foi tomado, simultaneamente, como ator focal de uma translação local, correspondente à sua subjetividade, e como ator periférico alistado em translações globais correspondentes a diferentes letramentos de que participavam. Apresento uma vinheta baseada em um dos casos incluídos na pesquisa e, a partir desses resultados, busco propor um enfoque alternativo, de cunho pós-social, às noções de participação, emancipação e inclusão digital como subsídio para o planejamento e avaliação de iniciativas educacionais apoiadas por tecnologias digitais da informação e comunicação e projetos de inclusão digital.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v17i1.15338

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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