Narrativas de alfabetizandos e a competência linguística
Resumo
Visando buscar a correlação entre o desempenho linguístico de alfabetizandos e suas produções narrativas, este estudo baseia-se na proposta de Labov e Waletzky (1967), que apresenta a narrativa como um método de recapitulação de experiências dividida em cinco macroproposições: orientação, complicação, avaliação, resolução e coda. Além destes, a pesquisa fundamenta-se na metodologia da Narrative Scoring Scheme, proposta por Heilmann et al (2010), para a elaboração de uma matriz de competência narrativa por meio de uma adaptação entre as propostas. Como corpus, tomamos histórias orais e escritas produzidas por alunos do 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Aracaju. Concluímos que a matriz de competência narrativa permite contribuir significativamente para o aprimoramento das competências comunicativa, cognitiva, psicossocial e letramento do aluno alfabetizando.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v17i2.15332
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.