Narrativas de alfabetizandos e a competência linguística

Ayane Nazarela Santos de Almeida, Raquel Meister Ko. Freitag

Resumo


Visando buscar a correlação entre o desempenho linguístico de alfabetizandos e suas produções narrativas, este estudo baseia-se na proposta de Labov e Waletzky (1967), que apresenta a narrativa como um método de recapitulação de experiências dividida em cinco macroproposições: orientação, complicação, avaliação, resolução e coda. Além destes, a pesquisa fundamenta-se na metodologia da Narrative Scoring Scheme, proposta por Heilmann et al (2010), para a elaboração de uma matriz de competência narrativa por meio de uma adaptação entre as propostas. Como corpus, tomamos histórias orais e escritas produzidas por alunos do 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Aracaju. Concluímos que a matriz de competência narrativa permite contribuir significativamente para o aprimoramento das competências comunicativa, cognitiva, psicossocial e letramento do aluno alfabetizando.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v17i2.15332

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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