Processo de textualização verbo-visual: análise de princípios de diagramação e seus efeitos de sentido em práticas letradas acadêmicas

Fabiana Komesu, Renira Rampazzo Gambarato, Luciani Tenani

Resumo


Este trabalho discute os chamados aspectos “ocultos” dos letramentos (STREET, 2009) como índices de presumidos sociais (VOLOSHINOV, BAKHTIN, 2013; CORRÊA, 2011), na tentativa de refletir, de uma perspectiva linguístico-discursiva, sobre a apropriação de princípios da diagramação, reconhecidos em estudos semióticos no tratamento investigativo do processo de textualização verbo-visual na contemporaneidade, nas chamadas práticas comunicativas multimodais. O conjunto do material é formado de 25 textos produzidos por universitários em contexto semipresencial, numa universidade pública do Estado de São Paulo, Brasil. A partir da análise desse material, tenciona-se contribuir com os estudos de letramento, em particular, no que se refere aos estudos de letramento acadêmico em contexto digital, considerando-se contato direto e/ou indireto, cada vez mais frequente e precoce, entre grupos sociais e tecnologias de informação e comunicação.


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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v18i1.15302

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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