O diário de leitura como instrumento para o desenvolvimento da leitura e do próprio professor em formação continuada
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar o gênero diário de leitura enquanto um instrumento psicológico que pode ser usado para o desenvolvimento pessoal/profissional do professor em formação continuada. Partimos do quadro epistemológico ao qual nos filiamos, o interacionismo sociodiscursivo, para situarmos o trabalho com o diário de leitura no referido quadro. Em seguida, apresentamos os resultados de análises de diários escritos por professores em formação continuada. A partir das conclusões desses resultados e amparados pelo quadro teórico-metodológico da compreensão do trabalho docente, propomos o uso e o estudo desse gênero não apenas para o desenvolvimento das capacidades leitoras, mas também como um instrumento que possibilita revelar dúvidas, questionamentos e reflexões do professor em formação continuada.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v18i1.15297
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.