Alfabetização: Ensino do Sistema de Escrita em contextos de letramento

Maria Aparecida Lapa de Aguiar

Resumo


O presente artigo aborda reflexões acerca dos processos de alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos com base em pesquisa realizada com professoras alfabetizadoras em escolas da rede municipal de Florianópolis/Santa Catarina. O objetivo principal foi compreender como a rede municipal vem se organizando para a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental. Para este trabalho, especificamente, são apresentados excertos da entrevista com uma das professoras e um recorte de eventos ocorridos na sala de alfabetização. Para fundamentar a pesquisa, recorremos a Soares (2004), Leite (2001), Gontijo (2003), entre outros autores que abordam a temática em questão. Após análise, conclui-se que a professora, sujeito da pesquisa, está em concordância com uma tendência da atualidade de trabalhar o Sistema de Escrita  em contextos de letramento.


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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v18i1.15296

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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