Leitura e escrita de gêneros textuais em livro didático de espanhol
Resumo
Este artigo resulta de um projeto de Iniciação Científica realizado durante o ano de 2013. Nossa proposta é refletir sobre a importância de um trabalho baseado em gêneros textuais no ensino/aprendizagem de espanhol na educação formal, por meio da análise das seções de compreensão e produção escrita da coleção Cercanía (COIMBRA; CHAVES; ALBA, 2012). Partimos do pressuposto que o material didático, sendo a principal ferramenta utilizada em sala de aula, deve propiciar aos alunos os recursos para participar de situações de interação na língua que está estudando. Por essa razão, consideramos que o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual, a partir do trabalho com gêneros, pode proporcionar a explicitação e o uso desses recursos. Tomamos como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais para o 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental (BRASIL, 1998), o edital do Programa Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2011), e autores tais como Antunes (2003), Dell’Isola (2007; 2009) e Marcuschi (2006; 2008).
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v18i2.15287
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.