As representações do brasileiro sobre a língua francesa e suas consequências no ensino para crianças e adolescentes: uma perspectiva bakhtiniana

Deise Cristina de Lima Picanco, Gabriella Fraletti de Souza Rubbo

Resumo


Partindo de uma perspectiva sócio-histórica e discursiva da linguagem, este artigo tem como objetivo avaliar como se constituem no Brasil as expectativas dos alunos em relação à língua francesa e seus possíveis efeitos sobre a aprendizagem. Há, no país, uma tendência ao enaltecimento desta língua que podemos observar ao avaliarmos, a partir da teoria desenvolvida pelos autores do Círculo de Bakhtin, as concepções historicamente construídas pelos sujeitos sobre o idioma francês. A reflexão que surge desta análise nos leva a questionar como este imaginário adentra as salas de aula por meio dos livros didáticos e é percebido, em especial, pelas crianças e adolescentes. Perguntamo-nos como estas representações podem afetar a maneira como estes sujeitos aprendem a língua e de que forma o processo de ensino-aprendizagem se relaciona com este imaginario.


Palavras-chave


Língua francesa; Representações; Bakhtin.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15276

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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