Que área e o que sustenta a formação de professores de línguas nas licenciaturas em Letras (linguagem)
Resumo
Neste texto, após resenha teórico-prática e histórica de posições epistêmicas que têm marcado o campo da Linguística Aplicada em relação às áreas da Literatura e da Linguística, refletimos sobre a relevância de legitimar a área de Aquisição/Aprendizagem e Ensino de Línguas (AELin) junto às agências de fomento à pesquisa, de modo a poder constituí-la como área acadêmica/científica relativa aos processos de ensino, de aprendizagem e de formação dos agentes para lidar exclusivamente com o ensino de línguas. Para tanto, iniciamos com uma radiografia da chamada área de Letras, seus problemas e promessas, sublinhando sua indefinição identitária como área científico-acadêmica. Depois, traçamos e interpretamos a trajetória de construção da Linguística Aplicada no país, mostrando como ela nos ajudou e confundiu na construção da profissionalidade e do caráter científico da área de AELin. Por fim, apontamos decorrências para a renovação da área de formação profissional na área de AELin na forma de pontos para uma pauta imediata.
Palavras-chave
Linguística Aplicada; Renovação epistemológica; Nomenclatura científica.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15274
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Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
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