Diagnóstico da alfabetização de crianças e possibilidades pedagógicas
Resumo
Diagnosticamos conhecimentos de textualidade e do sistema de escrita da língua portuguesa, apreendidos por estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública brasileira. Apresentamos alguns encaminhamentos didático-metodológicos a partir do uso de textos de tradição oral como possível recurso para se alfabetizar a partir de práticas de escrita características de contextos sociais que estão além dos limites físicos da escola. Textos dessa natureza são lúdicos e inserem-se naturalmente no universo infantil. A relação afetiva que as crianças estabelecem com esses textos pode servir como estímulo e ser determinante no uso desse recurso na alfabetização. O diagnóstico apontou para várias associações improdutivas realizadas pelos alunos entre a oralidade da língua materna e a escrita.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15249
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.