Diagnóstico da alfabetização de crianças e possibilidades pedagógicas

Wagner Rodrigues Silva, Mirella de Oliveira Freitas, Marquiane Monteiro Lima Santos

Resumo


Diagnosticamos conhecimentos de textualidade e do sistema de escrita da língua portuguesa, apreendidos por estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública brasileira. Apresentamos alguns encaminhamentos didático-metodológicos a partir do uso de textos de tradição oral como possível recurso para se alfabetizar a partir de práticas de escrita características de contextos sociais que estão além dos limites físicos da escola. Textos dessa natureza são lúdicos e inserem-se naturalmente no universo infantil. A relação afetiva que as crianças estabelecem com esses textos pode servir como estímulo e ser determinante no uso desse recurso na alfabetização. O diagnóstico apontou para várias associações improdutivas realizadas pelos alunos entre a oralidade da língua materna e a escrita.


Palavras-chave


Alfabetização; Letramento; Texto; Escrita

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15249

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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