Tradição e Ciência: tensões no ensino de língua portuguesa contemporâneo
Resumo
O ensino de língua portuguesa, no Brasil, tem sido foco de atenção desde as décadas finais do século XX. Apesar das teorias linguísticas e educacionais contemporâneas objetivarem contribuir com tal processo de ensino e aprendizagem, o domínio dos estudantes da língua materna ainda não se encontra em níveis satisfatórios. Nesse sentido, muitas vezes, os professores são responsabilizados por tal insucesso, devido ao emprego da Gramática Tradicional e Normativa. Com base em dados de nossa pesquisa de doutoramento, procuramos discutir como conhecimentos tradicionais e científicos estão presentes e influenciam o processo de ensino da língua portuguesa, de forma a refletirmos sobre os conhecimentos apresentados pelos professores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15239
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.