Tradição e Ciência: tensões no ensino de língua portuguesa contemporâneo

Hermes Talles dos Santos

Resumo


O ensino de língua portuguesa, no Brasil, tem sido foco de atenção desde as décadas finais do século XX. Apesar das teorias linguísticas e educacionais contemporâneas objetivarem contribuir com tal processo de ensino e aprendizagem, o domínio dos estudantes da língua materna ainda não se encontra em níveis satisfatórios. Nesse sentido, muitas vezes, os professores são responsabilizados por tal insucesso, devido ao emprego da Gramática Tradicional e Normativa. Com base em dados de nossa pesquisa de doutoramento, procuramos discutir como conhecimentos tradicionais e científicos estão presentes e influenciam o processo de ensino da língua portuguesa, de forma a refletirmos sobre os conhecimentos apresentados pelos professores.


Palavras-chave


Gramática; língua portuguesa; ensino e aprendizagem; Linguística

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15239

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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