Letramento digital no Inaf

Carla Viana Coscarelli

Resumo


Neste artigo analisamos dados do Inaf coletados em 2011. Verificamos o que esses dados nos revelam sobre o letramento digital e o uso de computadores da população brasileira nos últimos anos. Para isso, analisamos a matriz de habilidades do Inaf e apresentamos os níveis de alfabetismo funcional usados nele. Analisamos a frequência de uso do computador pelos informantes, o local onde ele tem sido usado, assim como as operações que costumam ser feitas nele. Os dados nos permitem concluir que o uso de computadores está aumentando, e que o computador tem sido mais usado em casa do que na escola e no trabalho. Esses dados indicam um poder democrático do computador, pois, as pessoas que têm acesso à internet, independentemente de gênero ou raça, realizam ações semelhantes. Esses dados nos mostram que a escola precisa repensar o uso de ferramentas digitais em suas práticas, incorporando-as a fim de contribuir para o letramento digital dos seus alunos.


Palavras-chave


Letramento digital, Inaf, habilidades

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15221

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons