Jogos Digitais em Sala de Aula de Língua Inglesa: investigação de uma proposta de gestão pedagógica para o ensino

Franciele Knebel Centenaro, Susana Cristina dos Reis

Resumo


Tecnologias em sala de aula têm desafiado professores (KENSKI, 2005). Dessa forma, é necessário investigar como jogos digitais podem ser inseridos no ensino de línguas. Para isso, elaboramos uma proposta pedagógica, orientada na pedagogia de multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015) e no design de atividades sugerido por Reinhardt (2011 apud SYKES, 2013). Este artigo reporta dados coletado no estudo de dissertação de Autor 1 (2016), sendo que foram utilizados para coleta questionários de diagnóstico e avaliação, filmagens e registro em fotos das atividades realizadas em contexto universitário. Os resultados apresentam a proposta pedagógica que utiliza jogos digitais no ensino de línguas para aperfeiçoamento da Língua Inglesa e a prática de multiletramentos dos alunos, denominada “Ciclo de Ensino de Línguas com Jogos Digitais Educacionais”. Acreditamos que a partir dessa proposta, professores de línguas poderão orientar sua prática ao inserir jogos digitais na escola.

Palavras-chave


Ensino de Língua Inglesa. Jogos digitais. Multiletramentos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15216

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons