Teorias da argumentação na prova de redação do ENEM

Clemilton Lopes Pinheiro, Joilza Xavier Cortez

Resumo


Considerando que a argumentação é objeto de diferentes abordagens teóricas e pode recobrir diferentes conceitos, nosso objetivo, neste trabalho, é verificar quais são as abordagens e os conceitos subjacentes e como são mobilizados nas competências e habilidades da matriz de correção da prova de redação do ENEM. Nesse sentido, realizamos um levantamento de algumas abordagens teóricas sobre a argumentação e constatamos três concepções: argumentação retórica, argumentação textual, argumentação linguística. Em seguida, analisamos o Guia do Participante do ENEM-2013 e verificamos como cada uma dessas concepções é mobilizada na descrição das competências e habilidades a serem corrigidas. Essa análise nos mostrou que não se assume um viés teórico balizador bem situado, o que pode gerar uma certa fragilidade do processo de avaliação da redação.

Palavras-chave


Argumentação; Avaliação; ENEM

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15215

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons