Os desafios de ensinar a Análise do Discurso e de se ensinar com a Análise do Discurso

Carolina Fernandes

Resumo


Este artigo objetiva provocar a reflexão sobre o par teoria e prática segundo o modo como a Análise do Discurso contribui para a formação do profissional do ensino. Percebendo a prática docente como uma prática discursiva cujo enlace com o aporte teórico se efetiva de modo equívoco, incompleto e descontínuo, buscamos incitar a discussão sobre como contornar as limitações da aplicabilidade desta teoria no âmbito escolar. Para isso, fazemos a análise de um capítulo de livro didático que aborda a relação discurso e texto. Por meio da análise, observamos como é possível levar conceitos da AD para a sala de aula e como podemos adaptar materiais que já circulam nas escolas para desenvolver um aprendizado mais aproximado da forma como o conhecimento é produzido. Por fim, espera-se que nossa proposta de ensino da AD e com a AD sirva para desenvolver uma pedagogia que se pretende crítica e transformadora.


Palavras-chave


Ensino; Linguagem; Análise do Discurso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15178

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons