A exterioridade constitutiva na (com)posição mulher em Lady Macbeth personagem da obra “Macbeth”
Resumo
Aos 400 anos da morte de Shakespeare ainda é surpreendente a formacomo os textos do dramaturgo permanecem atuais. Assim, nasceu odesejo de acompanharmos a (re)significação da personagem LadyMacbeth, uma das mais polêmicas de sua obra. As análises foramrealizadas a partir de um recorte que toma por base uma releitura deLúcia V. Sander da peça “Macbeth’’, realizada no livro Ofélia explica ouo renascimento segundo Ofélia & Cia. Considerando principalmente ascondições de produção e a heterogeneidade constitutiva do discurso,buscamos compreender a (re)significação da posição-sujeito mulher aolongo dos tempos, avançando até a contemporaneidade. A análise nospermitiu a reflexão sobre a possibilidade que tem cada coautor da1 Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas.2 Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas.3 Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas.| A exterioridade constitutiva na (com)posição mulher em Lady Macbeth... |284 Linguagem & Ensino, Pelotas, v.21, n. esp., | FESTSCHRIFT | Hilário Bohn, p. 283-305, 2018personagem de (re)criá-la em consonância com sua filiação, sua leiturade mundo e efetivas condições de produção. Portanto, é o transitar dosujeito, sua movimentação entre diferentes formações discursivas e/ouposições-sujeitos que faz emergir, em seu discurso, outras vozessustentadoras do seu dizer, e essas vozes estabelecem relações entre side afirmação, negação, contradição que vão reverberar no discurso dosujeito, podendo ser apreendidas na e pela materialidade discursiva.Nessa movimentação/deslocamento do sujeito, na exposição àexterioridade que o circunscreve, o sujeito se constitui, significa, produzefeitos de sentido
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15119
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.