Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Linguagem & Ensino?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os textos devem ser inéditos e seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os trabalhos podem ser escritos em português, espanhol, inglês, francês ou alemão. O artigo deve conter título em português e inglês, não deve conter informações pessoais, um resumo em inglês e português (de 100 a 150 palavras cada) e uma lista de três a cinco palavras-chave em inglês e português, independentemente da língua utilizada. Se o texto for escrito em uma língua diferente de inglês e português, deve ter resumo e título escritos também nessa língua.

O texto deve ser escrito em espaço 1,15 com fonte Calibri tamanho 12 e ter entre 10-25 páginas. As tabelas e quadros devem ser identificados e numerados com algarismos arábicos, seguidos do título. As ilustrações (fotos, desenhos, gráficos) devem ser consideradas ‘Figuras’ e igualmente numeradas em sequência. Todas as tabelas e ilustrações devem estar incluídas no texto, não podendo ultrapassar as dimensões da página impressa (10 x 17 cm) na orientação "retrato".

Notas de rodapé devem ser evitadas. Quando necessário, devem aparecer ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

Artigos que utilizem símbolos fonéticos devem ser salvos incorporando fontes “true type”. As referências devem seguir o formato da ABNT, com os nomes dos autores ou organizadores das obras.

O nome do(s) autor(es) e instituição devem ser omitidos do arquivo submetido. Nos metadados da revista, deve ser incluido o iD do ORCID. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: http://orcid.org/register. O link deve ser cadastrado nos metadados sem a letra "s". Caso contrário, o sistema o rejeita.

Textos que não seguem as normas da revista serão rejeitados antes de irem para a avaliação dos pareceristas. Será publicado apenas um artigo pelo mesmo (co)autor anualmente.

Clique aqui para acessar o template.

Atenção: Todos os trabalhos envolvendo participantes humanos devem vir acompanhados da cópia da declaração favorável do Comitê de Ética de sua(s) respectiva(s) instituição(ões). A ausência desse documento acarretará a recusa do artigo. 

É procedimento padrão da Revista Linguagem & Ensino verificar se há ocorrência de plágio ou autoplágio em todas as submissões. Os manuscritos submetidos à revista não devem conter trechos idênticos a textos já publicados do mesmo autor ou de outros, a menos que a fonte e autoria desses trechos estejam identificadas. Se a equipe da Revista Linguagem & Ensino identificar trechos idênticos, a submissão será considerada plágio ou autoplágio, conduta antiética que acarretará a sua rejeição. A Revista não assume qualquer responsabilidade legal por plágio.

As resenhas devem seguir as normas dos artigos, devem ter entre 3 e 8 páginas e oferecer uma apreciação crítica de livros récem editados (últimos 4 anos para livros internacionais, últimos 2 anos para livros nacionais).   

Para submeter traduções à Revista Linguagem & Ensino, é preciso observar os seguintes critérios:

1) São aceitas apenas traduções de textos acadêmicos de temas relacionados à chamada em aberto;
2) São aceitas apenas traduções de textos que tenham sido originalmente escritos em inglês, espanhol, francês e alemão;
3) As traduções submetidas devem seguir o template e todas as diretrizes da revista, inclusive no que tange ao uso das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para citações e referências. O nome do/a autor/a do texto traduzido deve ser informado na submissão, mas não o nome do/a tradutor/a;
4) Deve-se incluir junto ao título do texto traduzido uma nota de rodapé contendo a seguinte mensagem: “O texto utilizado como fonte para esta tradução está disponível em: <indicar referências bibliográficas do original>. Esta tradução tem objetivos estritamente pedagógicos e científicos e não tem fins lucrativos. A permissão dos/as autores/as e/ou detentores dos direitos autorais sobre o conteúdo traduzido foi obtida por escrito. [informar, ao final, e-mail ou website para contato com detentores/as dos direitos autorais]”;
5) Juntamente com a submissão da tradução, devem ser enviados, como documentos complementares: (a) a autorização expressa e por escrito dos/as autores/as e/ou detentores/as dos direitos autorais do texto traduzido para publicação na Revista Linguagem & Ensino da UFPel; e (b) o texto original ou, se possível, arquivo bilíngue, apresentando original e tradução lado a lado. 

A tradução de artigos publicados na Revista Linguagem & Ensino para outros idiomas ou para o português, no caso de publicação em língua estrangeira, segue a declaração de direito autoral informada junto às diretrizes para autores/as. Contanto que os/as autores/as do artigo, que são os/as detentores/as de direitos autorais sobre o trabalho, concordem com a tradução, está dispensada a solicitação de autorização da editoria da revista. Na publicação da tradução é necessário informar a publicação inicial na Linguagem & Ensino.  

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O manuscrito está dentro das normas da revista: o texto está em espaço 1,15; usa uma fonte de 12-pontos; tem entre 10-25 páginas; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  4. O nome do(s) autor(es), a(s) instituição(ões) foram omitidos do arquivo carregado. Além disso, referências a nomes e textos do(s) autor(es) devem ser suprimidas e substituidas por XXXX.

  5. Se a pesquisa divulgada no artigo envolve participantes humanos, a submissão vem acompanhada da cópia da declaração favorável do Comitê de Ética de sua(s) respectiva(s) instituição(ões). A ausência desse documento deve ser explicada nos comentários ao editor e pode acarretar a recusa do artigo.

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Todo autor deve ter realizado o registro ORCID. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: http://orcid.org/register. O link deve ser cadastrado nos metadados sem a letra "s". Caso contrário, o sistema não aceita.
  8. O trabalho não contém trechos idênticos a textos já publicados do mesmo autor ou de outros, a menos que a fonte e autoria desses trechos sejam identificadas no manuscrito. Se a equipe da revista Linguagem & Ensino identificar trechos idênticos, a submissão será considerada plágio ou autoplágio, conduta antiética que acarretará o seu arquivamento.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.