Histórico do periódico

A Revista Linguagem & Ensino foi fundada em 10 outubro de 1997 durante o primeiro Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (SENALE). A primeira edição foi publicada em janeiro de 1998. O editor fundador foi o professor Vilson Leffa, vinculado à Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A partir do ano 2000, a Linguagem & Ensino passou a ser indexada por dois órgãos internacionais: Modern Language Association of America e Linguistics and Language Behavior Abstracts. A partir de 2006, a editoria esteve a cargo de Maria da Glória di Fanti e Susana Funck. Vilson Leffa foi editor em 2010 e, nesse mesmo ano, Márcia Zimmer e Andréia Rauber assumiram a editoria. Logo após, até 2015, a editoria esteve a cargo dos professores Alessandro Zir, Liliane Prestes e Adail Sobral. A partir de 2016, a editoria ficou a cargo dos professores Adail Sobral, Eliane Campello e Fabiane Marroni. Na avaliação Qualis CAPES de 2015, publicada em 2016, a revista foi classificada com no estrato A1 em Letras. Em 2018, com a fusão dos programas de pós-graduação em Letras da UCPel e da UFPel, a revista passou a ter sede na UFPel, e a editoria ficou a cargo dos professores Helano Ribeiro e Bernardo Limberger. Em 2019, a revista passou a lançar chamadas de seções temáticas. Atualmente, Linguagem & Ensino publica quadrimestralmente estudos linguísticos e literários de professores pesquisadores e pós-graduandos de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras.