NARRATIVAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Resumo
O uso educacional das narrativas digitais vem ganhando espaço nas pesquisas brasileiras, apesar de ainda ser pequeno o número de publicações com esse mote. Também recentes, as pesquisas internacionais com esse enfoque são em maior número, mas ainda requisitam análises para identificação de tendências e abordagens dos estudos. Nesse cenário, este artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática de literatura realizada em quatro bases de dados internacionais para esboçar o panorama das pesquisas sobre a utilização de narrativas digitais na formação de professores e na educação. O lapso temporal abarcado foi de 2010 a 2014 e as análises foram realizadas com auxílio do software NVivo. Os resultados indicam alguns “autores-referência” e duas abordagens distintas tanto na utilização quanto na pesquisa sobre narrativas digitais em situações de ensino, aprendizagem e formação.
Palavras-chave: Narrativas digitais; Formação de professores; Tecnologias educacionais; Revisão sistemática de literatura.