Notícias

Migração de plataforma

 
Revista Cadernos de Educação comunica que esta plataforma será fechada para um site mais atualizado. Leia para mais informações.  
Publicado: 2023-04-14 Mais...
 

DOSSIÊ TEMÁTICO: “Tudo que nóiz tem é nóiz”: pesquisas com os cotidianos e os diferentes praticantespensantes da Educação e dos Movimentos Sociais Populares

 
ABERTA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS  
Publicado: 2023-03-20 Mais...
 

DOSSIÊ TEMÁTICO: Instituições, história e patrimônio cultural

 

ABERTURA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO: Instituições, história e patrimônio cultural

Proponentes: 

Prof. Dr. José Edimar de Souza (UCS)
Prof. Dr. Fabiano Quadros Rückert (UFMS)
Prof. Dr. Rodrigo Luís dos Santos (IFFAR)

Previsão da publicação: primeiro semestre de 2023

Envio de textos até 15 de janeiro de 2023.


Ementa:

Investigar instituições representa compreendê-las nas suas mais complexas relações sociais. Como o próprio termo indica, se refere ao instituído, trata-se de entidades que asseguram elementos centrais de uma sociedade e que se identificam em diferentes áreas que compõem o tecido social, como política, economia, cultura e a educação. O dossiê propõe acolher pesquisas que analisam os processos de transformações ocorridas no campo da historiografia da educação, as perspectivas teóricas e metodológicas no procedimento de pesquisas sobre instituições escolares e o patrimônio cultural e histórico educativo. Nesse sentido, as investigações que analisam práticas e culturas desenvolvidos em distintos espaços e tempos, a continuidade e descontinuidade dos processos de escolarização formal desenvolvidos em: colégios, grupos escolares, escolas étnicas e comunitárias, escolas isoladas; bem como se interessa pelos estudos do cotidiano, dos modos de fazer, de organizar e ainda das relações entre cultura da escola e cultura material escolar; dos fundamentos da Cultura Escolar; das contribuições da Cultura Escolar no ensino e na pesquisa histórica como produção de memória e do patrimônio histórico, cultural e educativo. Além disso, serão recebidos artigos que compreendam o patrimônio como bens culturais, uma vez que se encontram em constante processo de construção e reconstrução, compreendendo os usos, expressões, conhecimentos, técnicas, objetos, artefatos que produzem os diferentes grupos sociais na vida em comunidade.

 
Publicado: 2022-08-25
 

Reabertura das submissões

 
Cadernos de Educação anuncia que estará recebendo novas submissões a partir do dia 11/04/2022.  
Publicado: 2022-04-01 Mais...
 

Edição comemorativa está no ar!

 

Está no ar o número 65 de 2021!

Edição Comemorativa dos 45 anos da FAE/UFPEL.

 
Publicado: 2021-10-24 Mais...
 

**ATENÇÃO - Submissões de novos artigos estão suspensas

 
A revista Cadernos de Educação informa que as submissões de novos artigos estão suspensas a partir de 13/08/2021, por tempo indeterminado.  
Publicado: 2021-08-13
 

NOVA POLÍTICA EDITORIAL

 

A partir do número 64, a Revista Cadernos de Educação adotará uma nova politica editorial de publicação em fluxo contínuo. 

 
Publicado: 2021-01-26 Mais...
 

NOVOS INDEXADORES

 
A Cadernos de Educação está sendo indexada por vários indexadores, passa a partir deste ano a utilizar o DOAJ - Directory of Open Access Journals para dar mais visibilidade à revista e aos artigos publicados. Os artigos publicados na revista passam a ser indexados Latindex, Reduc, Diadorim, Google Acadêmico, CAPES Periódicos, INEP-BBE e DOAJ. 
 
 
Publicado: 2017-10-26
 

Indexadores

 
A Cadernos de Educação está sendo indexada por vários indexadores, passa a partir deste ano a utilizar o Google Acadêmico para dar mais visibilidade à revista e aos artigos publicados.  
Publicado: 2017-05-11
 

Novo layout da revista

 
Cadernos de Educação a partir de agora está com novo projeto gráfico.  
Publicado: 2017-03-24 Mais...
 

Temporária: Qualis

 
Atualização Capes.  
Publicado: 2017-06-29 Mais...