Professor de Escola em Pesquisa no Contexto da Educação Básica

Rosangela Ines Matos Uhmann, Maristela Maria de Moraes, Otavio Aloisio Maldaner

Resumo


Pesquisas educacionais apontam para a necessidade de formar o professor pesquisador na formação inicial e continuada para a melhora da educação pelo ensino escolar e universitário. A efetivação dessa metáfora esbarra nas condições do trabalho docente. Alguns trabalhos foram divulgados, entre os quais os de Menga Lüdke, que se dedica ao tema há mais de duas décadas aqui no Brasil. Quais indicadores Menga Lüdke encontrou sobre o professor pesquisador da Educação Básica, tendo em vista as compreensões, possibilidades e os limites de sua efetivação? Respondeu-se a essa pergunta através de revisão bibliográfica em artigos de revistas científicas, eventos da área da Educação, ENDIPE e ANPED, em que aparece o nome da pesquisadora e os descritores: “professor, pesquisador e escola”. Indo além do que se encontrou nos escritos da autora, novas possibilidades foram aventadas neste artigo, argumentando pela necessidade de professores de escolas e de universidades investigarem sobre o ensino como fator de crescimento profissional e melhora da Educação.

Texto completo:

PDF