Pesquisa e planejamento educacional nos anos 1960 em Santa Catarina: desenho de um projeto escolar meritocrático

Maria das Dores Daros, Ione Ribeiro Valle, Marilândes Mól Ribeiro de Melo

Resumo


Estudos têm mostrado que a educação brasileira, desde a década de 1930, foi alvo de disputas e objeto de diferentes interesses, o que impulsionou alguns grupos a buscarem status científico para a definição de suas propostas educacionais. Nesse quadro de referência se inscrevem as primeiras pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais (CEPE), que diagnosticaram a situação do Estado catarinense visando oferecer subsídios à reforma educacional e possibilitar a solução de problemas que vinham se acumulando ao longo dos tempos. O presente estudo analisa aspectos que fundam um projeto escolar meritocrático a partir das pesquisas e publicações do CEPE, as quais expressam as apostas no planejamento educacional em Santa Catarina. Tais apostas buscaram orientação de organismos internacionais, como a UNESCO, objetivando organizar o sistema estadual de ensino. Para entender o perfil meritocrático da educação desenhado na década de 1960, inspiramo-nos em estudos sociológicos contemporâneos com foco na meritocracia escolar, visando compreender intenções implícitas e explícitas nos estudos educacionais realizados por esse organismo de pesquisa.
Palavras-Chave: Pesquisa Educacional. Planejamento Educacional. Meritocracia escolar.
Educational research and planning in the 1960’s in Santa Catarina, Brazil: a meritocratic school project picture
AbstractStudies show that education in Brazil since the 1930s has been subject of disputes and different interests which has spurred scientific status seeking groups for the definition of educational proposals. Within this framework lie the first surveys conducted by the Center for Educational Research and Studies (CEPE) who analyzed the situation in the state of Santa Catarina, Brazil with efforts to implement education reform and to solve problems lingered over time. This article examines some aspects of a merit based school project from CEPE publications expressing educational planning beliefs based on the guidance of international organizations like UNESCO through its technical expertise aiming at organizing the state education system. The meritocratic education profile was analyzed from contemporary sociological studies focusing on school meritocracy to understand both implicit and explicit intentions in studies carried out byCEPE.
Keywords: Educational Research. Educational Planning. SchoolMeritocracy.

Texto completo:

PDF PDF