Grupos na Escola – discutindo a queixa escolar a partir da Psicologia Escolar Crítica

Vanessa Aparecida Alves de Lima, Alessandra Machado, Naiara Valéria Reis Ramalho, Pedro Vasconcelos Corrêa

Resumo


Este artigo descreve uma experiência de formação profissional de estudantes de Psicologia durante dois semestres da disciplina de Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, baseada nos postulados contemporâneos da Psicologia Escolar Crítica. Consiste do relato de um projeto de intervenção com 02 meses de observação na escola (sala de aula, pátio e demais atividades) e posterior formação de grupos de pais, professores e alunos para discutir a queixa escolar em uma escola pública municipal na cidade de Porto Velho (RO) durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de 2009. Os resultados foram mais eficientes na perspectiva da formação profissional do que na modificação das estruturas cristalizadas de preconceito e estigmatização contra o aluno com queixa escolar e sua família, dentro da escola. Contudo acreditamos ter contribuído para o início de um processo de reflexão sobre a produção institucional do fracasso escolar. 
Palavras-Chave: Psicologia Escolar. Grupos. Alunos.
Groups at School - discussing the school complaint using the Critical School Psychology
AbstractThis article describes an experience of professional training for psychology students during two semesters in the discipline of School Psychology and Learning Problems at the Federal University of Rondônia (Universidade Federal de Rondônia – UNIR), based on contemporary postulates of Critical School Psychology. It is the report of an intervention project with 02 months of observation at school (classroom, courtyard and other activities) and subsequent group formation of parents, teachers and students to discuss the complaints in a public school in Porto Velho (RO) during the second semester of 2008 and first semester of 2009. The results were more efficient in the view of training than in the modification of the crystallized structures of prejudice and stigma against students with learning difficulties and their families, at school. However we believe that we have contributed to the start of a process of reflection on theinstitutional production of school failure.
Keywords: School Psychology. Groups. Students.

Texto completo:

PDF