O elogio da escola: de mulher para mulher, uma escola imaginada

Cristina Maria Rosa

Resumo


Este artigo trata das significações atribuídas à instituição escolar por trinta mulheres em diferentes processos de Letramento. Fruto de uma pesquisa abastecida na teoria do Imaginário Social e na teoria da Complexidade é uma polissêmica reapresentação de sentidos já instituídos socialmente, restritos à funcionalidade instrumental da escola e, também, à produção de outros, ainda não instituídos, inscritos nos campos da arte, da paixão, do sonho, da superação, da auto-estima, dos relacionamentos interpessoais que, em movimento, afirmam o elogio da escola.

Palavras-chave: mulheres, letramento, sentidos atribuídos, imaginário social e complexidade.

The compliment to scholl: from woman to woman, a imagined scholl

Abstract
This paper deals with the significations thirty women in the process of literacy have given to school. It is the result of a research based on the Social Imaginary theory as well as on the Complexity theory. It is a re-presentation of multiple meanings which have already been socially accepted and refer to the instrumental role of a school, besides including the produccion of other meanings, not openly accepted, in the areas of Arts, passion, dreams, self-confidence, self-esteem, and interpersonal relationship. As a whole, they make school a worthy place.

Key-words: women, literacy, accepted meanings, social imaginary, complexity.