Em busca de uma metodologia de pesquisa para ambientes virtuais de aprendizagem

Patricia Alejandra Behar, Marcia Paul Waquil, Silvia Meireles Leite, Maira Bernardi, Ana Paula Frozi de Castro e Souza, Daisy Schneider, Lúcia Barros de Souza, Maria Carolina Colombo

Resumo


Este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre a pesquisa científica, destacando os princípios epistemológicos apontados pelo grupo de pesquisadoras do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/FACED/UFRGS). São expressados, também, conceitos de cunho tecnológico a partir da teoria interacionista de Jean Piaget. A seguir, é descrito o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ROODA e suas respectivas funcionalidades, utilizado durante a pesquisa. Procura-se ainda enfatizar uma interpretação dos AVAs na perspectiva da complexidade a partir dos autores Edgar Morin e Pedro Demo. Propõem-se, dessa forma, relacionar as características dos AVAs numa perspectiva interacionista e complexa com a Pesquisa Participante, na tentativa de buscar uma proposta de metodologia de pesquisa em AVA. Além disso, são analisados os dados coletados através do ambiente ROODA a fim de exemplificar as considerações abordadas neste artigo.

Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem, metodologia de pesquisa, pesquisa participante, tecnologia digital.

Looking for a research methodology for virtual learning environments

Abstract
This paper presents a theoretical foundation about scientific research, focusing the epistemological principles pointed out by the group of researchers in the Digital Technology Center applied to Education of the Federal University of Rio Grande do Sul (NUTED/FACED/UFRGS). We also express concepts of technological characters, based on the interactionist theory of Jean Piaget. Then, we describe the Virtual Learning Environment ROODA and its resources, which was used during the research. We also try to emphasize an interpretation of the Virtual Learning Environments in the perspective of complexity, based on the authors Edgar Morin and Pedro Demo. In this way, we propose to relate the characteristics of the Virtual Learning Environments in an interactionist and complex perspective with the participative research, in an attempt to look for a proposal of a research methodology in Virtual Learning Environment. Besides, we analyze the data throughout the environment ROODA in order to illustrate the procedures considered in this paper.

Key-words: Virtual Learning Environment, research methodology, participative research, digital technology.