"Ser professor": a importância dos saberes da prática para a construção do modelo didático pessoal

Robledo Lima Gil

Resumo


Neste trabalho autobiográfico, irei destacar a importância da trajetória escolar para a construção dos modelos didáticos de cada professor. Farei isto a partir das próprias reflexões como aluno dos cursos de formação básica, universitária e de pós-graduação, bem como a partir das experiências docentes nos cursos profissionalizante e de ensino superior. Buscarei complexificar minhas idéias iniciais do "ser professor", inseridas num modelo tradicional de ensino e aprendizagem, a fim de superar este senso comum pedagógico, entendendo a prática docente como muito mais reflexiva e dependente das concepções dos sujeitos (alunos e professores) envolvidos no processo educativo, para a construção de novos conhecimentos significativos. Este trabalho apresenta um viés construtivista (presente neste momento da minha vida acadêmica e profissional) como contraponto a uma visão tradicional de educação (presente em minhas concepções iniciais) e, em especial, da figura do professor. Enfim, pretendo discutir de que maneira a formação acadêmica (básica, universitária e pós-graduação) pode interferir nas concepções didático-pedagógicas dos professores, principalmente no Ensino de Ciências.


Palavras-chave: modelos didático-pedagógicos tradicionais e investigativos, construtivismo, concepções prévias, aprendizagens acadêmicas e profissionais no Ensino de Ciências.

"Being a teacher": the importance of knowledge about the practice to construct a personal didactic model

Abstract
In this autobiographical text, I aim at highlighting the importance school life has in the construction of a teacher's didactic model. I will start by reflecting on my own experience as a student in elementary and high school, college, and post-graduation programs, as a teacher in technical courses, and as a professor in college. I intend to problematize my early ideas - originated in a traditional teaching/learning model - about "being a teacher", in order to go beyond this pedagogical common sense. I understand that, if teaching is supposed to construct new and meaningful knowledge, it should be much more reflexive and dependent upon the conceptions of the subjects (students and teachers) that are involved in the educational process. This study has a constructivist bias (currently part of my academic and professional life) in counterpoint to that of a traditional view of education (present in my early conceptions), mainly regarding the teacher's role. To sum up, I aim at discussing how academic education (basic and college education, and post-graduation programs) can interfere in the didactic-pedagogical conceptions a teacher has, mainly in the teaching of Sciences.


Key-words: traditional and investigative didactic-pedagogical models, constructivism, previous conceptions, academic and professional learning in the teaching of Sciences.