Adolescentes de bairro periférico: aspectos do seu mundo da vida
Resumo
A experiência de reflexão e diálogo realizada com professores de adolescentes de bairro periférico com a finalidade de possibilitar a emergência de interação social construtiva na escola deu origem à investigação, cujo objetivo foi conhecer quem são esses adolescentes, abrangendo aspectos referentes às dimensões do seu mundo da vida. Para atingir esse objetivo, realizamos entrevistas individuais e coletivas com doze adolescentes da oitava série, as quais foram analisadas com procedimentos hermenêuticos. Os resultados foram discutidos à luz de estudos que abordam a questão da adolescência, da violência e do papel da escola, possibilitando a compreensão de aspectos referentes aos padrões culturais de interpretação do mundo, aos valores e normas presentes nos processos socializadores, e ao processo de construção da sua personalidade.
Palavras-chave: adolescência, cultura, violência escolar.
Adolescents on the outskirts of the city: aspects of their world of life.
Abstract
This investigation originated in a reflective and dialogic experience which aimed at making a constructive social interaction emerge among teachers who teach adolescents in schools located on the outskirts of the city. The objective of this study is to find out who these adolescents are, regarding different aspects of their world of life. Therefore, we interviewed twelve eighth-graders, individually and collectively; hermeneutic procedures were used to analyze the interviews. The results were discussed in the light of studies that approach adolescence, violence, and the role of schools, thus allowing us to understand several issues concerning the cultural patterns of world interpretation, of values and rules involved in socialization processes, and of the construction of an adolescent's personality.
Key-words: adolescence, culture, school violence.