Discutindo Projetos emancipatórios no contexto da universidade pública no Brasil

Maria Isabel da Cunha, Maurício Cezar Vitória Fagundes

Resumo


A possibilidade de transformação das relações políticas e pedagógicas da universidade, envolvendo o seu papel social no contexto onde se insere, tem sido objeto de estudos e impulsionado ações e experiências. Esse movimento se expressa no delineamento de Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das IES e pode assumir a condição emancipatória como referente. As condições que se estabelecem a partir de cenários nacionais e internacionais, implicam as possibilidades, mais ou menos intensas, de participação e democratização. Utilizando-se principalmente as contribuições de Buarque, Marx, Freire e Sousa Santos, analisam-se experiências de implantação de PPPs de duas Universidades Públicas brasileiras, gestadas em contextos históricos e temporais distintos. Tendo pressupostos conceituais similares na orientação política de seus Projetos, o cotejamento das experiências indica as tensões entre as forças da regulação e as da emancipação que as caracterizam.
Palavras-chave: projetos político-pedagógicos, educação superior, gestão emancipatória 
Discussing emancipatory projects in the context of the publicuniversity in Brazil
AbstractThe possibility of transforming the university’s pedagogical and political relations, including its social role in the context in which it is inserted, has been the object of studies and triggered actions and experiences. This movement is expressed in the outline of the Political and Pedagogical Projects (PPP’s) in Higher Education Institutions and may take on the emancipatory condition as a reference. The conditions of the national and the international scenery lead to rather strong possibility of participation and democratization. Based on Buarque, Marx, Freire, and Sousa Santos, we have analyzed the implementation of PPP’s in two Brazilian universities in different historical contexts. Having shown similar conceptual principles regarding their political acts, scarce experiences indicate there is the tension among the regulation forces and the emancipatory forces which characterize the universities.
Key words: Political-pedagogical Projects, Higher Education, Emancipatory Management.

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