Atividades de pesquisa na graduação: percepção dos alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará

Enise Cássia Abdo Najjar, Laura Maria Silva Araujo Alves

Resumo


Com o objetivo de investigar a percepção dos alunos do curso de Terapia Ocupacional sobre as atividades de pesquisa na graduação e realizar um diagnóstico acerca das habilidades investigativas nestes alunos, 46 discentes responderam a dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Os dados revelam que as habilidades investigativas relacionadas com o planejamento, o processo da investigação e a redação do texto final da pesquisa encontram-se pouco desenvolvidas. Conclui-se que muitas ações são necessárias para a efetivação da pesquisa na graduação, tais como: o desenvolvimento de uma cultura de pesquisa dentro da universidade, o acesso às referências bibliográficas atualizadas e Internet, a capacitação docente, a sistematização do processo ensino-aprendizagem, a participação ativa dos  alunos e de toda comunidade acadêmica neste contexto. 
Palavras-chave: Pesquisa; Habilidades; Aprendizagem; Terapia Ocupacional. 
Research Activities in graduation: Student's Perception of the Occupational Therapy Course at the State University of Pará.
AbstractThe purpose of this study was to investigate student’s perception of the course in Occupational Therapy about the activities of research on graduation and realize a diagnosis around the research abilities in these students. students responded to two questionnaires containing forced and free- response questions. The data revealed that research abilities related to planning and the investigative process; however abilities involved in writing the final research report were poorly developed. In conclusion, a number of actions are necessary to improve research skills in graduations: the development of a “research culture” within the university, access to bibliographic sources at the library and on the internet; qualified teachers, a more systematic teaching-learning process, and the active participation of students in academic research.
Key words: Research, Abilities, Learning, Occupacional Therapy

Texto completo:

PDF