O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: a defesa radical de um currículo disciplinar

Michael Young

Resumo


Muito vem sendo dito pelas políticas educacionais atuais quanto a preparar os estudantes para uma sociedade do conhecimento, e quanto ao importante papel, para tanto, desempenhado pela educação. Essas políticas, contudo, dizem muito pouco sobre o papel do próprio conhecimento na educação (Young, 2009 a). O que, em outras palavras, é importante que nossos jovens saibam? Mais preocupante do que isso: muitas políticas atuais, quase sistematicamente, negligenciam ou marginalizam a questão do conhecimento. A ênfase é posta invariavelmente nos aprendizes, em seus diferentes estilos de aprendizagem e em seus interesses, em resultados e competências mensuráveis de aprendizagem e em tornar o currículo relevante para sua experiência e para sua futura empregabilidade. O conhecimento é, de certa forma, visto como um dado natural, ou como algo que podemos adaptar aos nossos objetivos politicos (Young, 2010).
The future of education in a knowledge society: the radical case for a subject-based curriculum
Tradução de Helena Beatriz Mascarenhas de Souza

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