Analisando os discursos sobre inclusão nos Cursos de Pedagogia das IFES Mineiras

Luciana Pacheco Marques, Cristina Toledo, Gabriela Silveira Meireles

Resumo


Considerando que o discurso sobre a deficiência, desenvolve efeitos de sentido com direções diferentes, onde o sujeito com deficiência é significado e se significa de diferentes formas e pressupondo a inclusão como a possibilidade dada aos alunos de desenvolverem plenamente suas potencialidades, objetivou-se desvelar os sentidos do termo Inclusão nos Cursos de Pedagogia das Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais (IFES Mineiras). Ao desvelar estes sentidos, percebeu-se que, ao contrário do paradigma da inclusão, a atuação pedagógica continua sendo voltada para a normalidade. Destaca-se, portanto, a necessidade de se formar professores para lidarem pedagogicamente com os alunos, considerando suas diferenças sociais, econômicas, raciais, de valores e crenças, visando eliminar as barreiras no processo de aprendizagem e contemplar as diversas formas da existência humana.


Palavras-chave: formação do pedagogo, inclusão, diversidade, educação especial.

Analyzing the discourses on inclusion in the Pedagogy courses at IFES Mineiras

Abstract
Considering that the discourse on disability brings about effects on senses that take different directions – the disabled person is constituted by others and constitutes himself/herself – and considering that inclusion is the possibility given to students to wholly develop their potential, we aimed at analyzing the term inclusion as used in the Pedagogy courses at Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais (IFES Mineiras). As these meanings were revealed, we noticed that pedagogical practices still aim at normality, rather than at the inclusion paradigm. Therefore, we point out the need to educate teachers to deal with students pedagogically, taking into account their social, economic, and racial differences, as well as distinct values and beliefs. Thus, obstacles to the learning process would be eliminated and different forms of human existence would be taken into consideration.


Key- words: pedagogue education, inclusion, diversity, special education.