Informática na educação: para que serve?

Thiago Firminho de Lima

Resumo


Este trabalho tenta discutir a função dos computadores, as chamadas tecnologias de inteligência, para a educação. É uma revisão crítica da literatura educacional que busca dar suporte aos profissionais da área de educação sobre como utilizar o computador em suas práticas de ensino, sem ocorrer a subutilização do mesmo e busca ainda fazer com que esta prática seja coerente com sua prática de ensino, proporcionando um aprendizado tanto do aluno quanto do professor. Reflete-se que para uma melhor utilização do computador em sala de aula é necessário que o professor qualifique-se para utilizá-lo adequadamente e que consiga fazer com que ele dê suporte à sua pratica pedagógica.


Palavras-chave: prática educativa, tecnologia educacional, didática, metodologia do ensino.

Computers in education: what are they for?

Abstract
This paper aims at discussing the function of computers, the so-called intelligence technologies, in education. It is a critical review of the educational literature that supports professionals in the education field in ways to use the computer effectively and coherently in their teaching practices so that both students and teachers can learn. I have pointed out that the teacher must look for qualification regarding the use of the computer in class so that it can be better applied and, thus, provide support for the teacher’s pedagogical practice.


Key-words: educational practice, educational technology, didactics, teaching methodology.