É possível combinar as abordagens pós-estruturalistas e neo-marxistas ? A construção de uma abordagem composta na teoria e na pesquisa educacional crítica
Resumo
Considerando que o importante debate, na educação e outras áreas afins, entre pós-estruturalistas e outros teóricos críticos a respeito de assuntos tais como agência, identidade, natureza do poder e do estado e significados e possibilidades das políticas emancipatórias, este ensaio pretende avaliar os termos desse debate, demonstrando que a conversa entre essas diferentes linhas de pensamento, embora algumas vezes caracterizada pela polêmica e pelo desentendimento, tem sido indubitavelmente produtiva. Levando isso em conta, este artigo traz ao primeiro plano um conjunto de temas amplos que são explorados em direção à conceitualização da possibilidade de que ferramentas analíticas pós-estruturais e críticas possam ser colocadas conjuntamente, de modo que, enfim, possam servir de forma radical a propósitos sociais e à educação democrática.
Palavras-chave: teoria crítica, neo-marxismo, pós-estruturalismo.
Can post-structuralist and neo-marxist approaches be joined? Building composite approaches in critical educational theory and research
Abstract
Taking into consideration the important debate – about issues such as agency, identity, the nature of power and the state, and the meaning and possibility of emancipating policies – that has happened among post-structuralists and other critical theorists in education and related areas, this paper aims at assessing the terms of this debate, showing that the dialogue among these different thoughts, although sometimes characterized by polemic and misunderstanding, has been undoubtedly productive. Taking it into account, this paper highlights a set of broad themes that are analyzed in an attempt to join analytical post-structural and critical tools and, as a result, make them definitely serve social purposes and democratic education.
Key-words: critical theory, neo-marxism, post-structuralism.