Empoderamento de professores e autoeficácia docente: uma revisão de literatura

Caroline Wenzel Florindo, Roberto Tadeu Iaochite

Resumo


Empoderamento de professores e autoeficácia docente são constructos de diferentes teorias que buscam compreender como os professores se sentem capazes para realizar mudanças em seu cotidiano. A presente revisão sistemática de literatura analisou produções científicas internacionais, com vistas a identificar metodologias, instrumentos e correlações entre os dois conceitos. Recorreu-se às bases Web of Science, ERIC e SmartCat, utilizando os termos teacher empowerment and self-efficacy. Os critérios de elegibilidade foram: o período de publicação, a utilização dos termos no título e/ou resumo e a disponibilidade dos textos completos. Dos 24 artigos, 13 foram analisados, os quais indicaram correlação positiva e predominância de estudos quatitativos. Considera-se que pesquisas com objetivos de investigar o impacto dos constructos no coletivo são necessárias. Espera-se que esses resultados contribuíam para o direcionamento de novas pesquisas e estimulem planos de gestão eficazes voltados para o professor.


Palavras-chave


empoderamento de professores; autoeficácia docente; trabalho docente.

Texto completo:

PDF