A formação de professoras de Educação Infantil nos cursos de Pedagogia de universidades públicas do Rio Grande do Sul
Resumo
O artigo debate a formação de professoras para a Educação Infantil pelo curso de Pedagogia, pós Resolução do CNE/CP nº1/2006, que fixou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso. Tem como fontes, além da legislação curricular, os Projetos Políticos Pedagógicos e matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia presenciais de sete universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul, entendidos como discursos e políticas culturais e curriculares. Fundamenta-se na literatura do campo da educação infantil e da formação de professores e utiliza aportes da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau & Chantal Mouffe. Conclui que os cursos pesquisados apresentam uma formação generalista e não contemplam o perfil do profissional docente qualificado, esperado pelas DCNEI, para atuar na Educação Infantil, especialmente, com crianças de 0 a 3 anos.
Palavras-chave
Formação de professores; Curso de Pedagogia; Educação Infantil.