Gadamer e a educação: contribuições da hermenêutica filosófica
Resumo
A entrevista concedida por Hans-Georg Flickinger ao editor de Cadernos de Educação tem como tema prioritário a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e sua contribuição para a educação contemporânea. Em torno deste eixo principal, são discutidas as possíveis interfaces de Gadamer com Adorno, Horkheimer, Habermas e Paulo Freire.
Palavras-chave: hermenêutica; educação; diálogo; Gadamer; filosofia do século XX
Abstract:
The subject matter of this interview with Hans-Georg Flickinger, conducted by the editor of Cadernos de Educação, is the philosophical hermeneutics of Hans-Georg Gadamer and its contribution to contemporary education. Around that center, the possible interfaces between Gadamer and Adorno, Horkheimer, Habermas and Paulo Freire are also discussed.
Key-words: hermeneutics; education, dialogue; Gadamer; 20th century education
* Entrevista concedida em 02 de abril de 2002 a Avelino da Rosa Oliveira, editor-responsável de Cadernos de Educação.