A transição do paradigma tradicional para a Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino médico: uma análise reflexiva

Vânia Torres, Cristina Andrade Sampaio, Antônio Prates Caldeira

Resumo


Os últimos anos registram um movimento das escolas médicas em direção a inovação na educação. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) surge como novo paradigma capaz de superar as limitações do método tradicional. O presente estudo discute características de ambas metodologias e do processo de transição. O ensino tradicional se caracteriza pela exposição do conteúdo de forma fragmentada e descontextualizada, reduzindo o estudante a um mero expectador. A ABP se destaca com uma prática pedagógica que estimula o aprender a aprender por meio de uma aprendizagem significativa e contextualizada, com vistas a formar um sujeito autônomo e crítico, capaz de pensar nos problemas atuais de forma interdisciplinar e colaborativa. A adesão ao novo paradigma requer cautela e um longo percurso balizado por reflexões e flexibilização por partes dos atores envolvidos no processo de mudança. 


Palavras-chave


Educação superior; Estratégias de ensino; Aprendizagem Baseada em Problemas

Texto completo:

PDF