Plano Educacional Individualizado para Estudantes com Autismo: uma análise conceitual

Daniel da Silva Costa, Carlo Schmidt

Resumo


O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento norteador da inclusão de alunos com deficiências, utilizado em diversos países. Trata-se de uma proposta pedagógica compartilhada de ações entre gestores, professores, profissionais especializados e pais, para a aprendizagem do aluno. Estudantes com autismo parecem ser especialmente beneficiados pelo PEI devido ao potencial adaptativo deste instrumento para atender a heterogeneidade dos perfis de aprendizagem da síndrome. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise conceitual do PEI, compreendendo suas bases legais e concepções teóricas, aproximações e divergências de outras formas de plano, para discutir as possibilidades de suporte que este instrumento pode oferecer à aprendizagem. Conclui-se que o PEI pode preencher uma lacuna na inclusão por se constituir como uma metodologia de trabalho que endereça as particularidades do ensino destes estudantes por meio do trabalho colaborativo entre a equipe escolar.

Palavras-chave


educação especial; plano educacional individualizado; autismo

Texto completo:

PDF