O Programa TEC NEP e sua implementação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Gilvana Galeno Soares, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a realidade em que se encontram os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEs), implantados no IFRN através do Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Programa TEC NEP). Optou-se por uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de campo. Os dados foram obtidos a partir de informações coletadas por questionários respondidos com 13 (treze) coordenadores dos NAPNEs de diferentes campi do IFRN e tratadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que a criação do Programa TEC NEP significou um grande avanço para as políticas de inclusão no IFRN. No entanto, dificuldades também foram apontadas.

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